No fim do ano passado, uma mobilização especial envolvendo familiares e profissionais de saúde permitiu que a paciente Vilmeri Ulbrich Alves dos Santos,vivesse um momento inesquecível: acompanhar, presencialmente, a formatura do Ensino Médio da filha, Laís, em Mafra.
Cada detalhe foi cuidadosamente planejado — do vestido ao cabelo e à maquiagem — para que a ocasião fosse celebrada com a dignidade e a emoção que ela merecia. A paciente foi acompanhada por uma equipe multidisciplinar, que garantiu todas as condições de segurança durante o deslocamento e a cerimônia, reforçando que o cuidado em saúde também passa por proporcionar experiências que fortalecem o bem-estar emocional.
Vilmeri estava internada há 30 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), em tratamento de uma condição crônica. Neste ano, ela ganhou alta, mas segue necessitando de cuidados especiais.
O gesto comoveu familiares, profissionais e milhares de pessoas em todo o país. O vídeo que registra esse encontro circulou amplamente nas redes sociais e viralizou em todo o Brasil, tornando-se um símbolo de empatia, humanização do cuidado e do poder das pequenas grandes vitórias em meio à luta pela saúde.